FacebookYouTubeTwitter

AAUTAD

Versão para impressão
PDF

Dia Nacional do Estudante - Comunicado

+ UTAD, + Ensino Superior!


Comemoramos hoje, dia 24 de março, o Dia Nacional do Estudante, em homenagem ao espírito dos estudantes que lutaram contra a opressão na década de 60. Em 2014, em ano de celebração dos 40 anos do 25 de abril, o sentimento é especial: a Revolução foi o tiro de partida para a construção de um Estado assente na educação, saúde e proteção social para todos os cidadãos. Infelizmente, apesar dos significativos avanços das últimas décadas, “Abril” continua por cumprir plenamente. E continuará por cumprir enquanto a possibilidade de acesso aos vários graus de formação não for universal; enquanto tivermos colegas que não podem prosseguir os seus estudos por não conseguirem suportar os custos de frequência do ensino superior; enquanto houver colegas que desistem a meio do seu curso superior por dificuldades financeiras, apesar de serem estudantes exemplares; enquanto tivermos instituições de ensino superior que ignoram estes problemas; enquanto tivermos um Governo que demagogicamente tenta negar o que é evidente, brincando com os números e vendendo um discurso que não tem qualquer adesão à realidade.

 

Nós, os estudantes de ensino superior, somos herdeiros dos valores da solidariedade entre cidadãos, onde, por exemplo, um cidadão analfabeto está disponível para, com os seus impostos, financiar a formação superior de outros. Em defesa desta solidariedade, destas bases de progresso social, da educação como melhor instrumento de mobilidade social, os estudantes e seus representantes continuarão sempre a ser agentes de intervenção.

 

Não tenhamos ilusões: apenas com uma sociedade mais qualificada conseguiremos ser competitivos no futuro; apenas quem desconhece os custos da ignorância propõe desinvestir na educação.

 

Períodos de maior dificuldade como o que hoje atravessamos exigem mais de quem tem a responsabilidade do governar. O ajustamento não pode servir de pretexto para o desinvestimento na educação dos cidadãos. Se assim for, que País teremos no fim da crise? Como criaremos um economia baseada no conhecimento, na criatividade e na inovação? Como seremos competitivos a nível global?

 

O caminho não é este: continuar com os cortes indiscriminados no financiamento às instituições de ensino superior, recusar alterar um sistema de ação social obsoleto que não dá resposta às reais necessidades dos estudantes e das suas famílias, assistir apaticamente ao abandono do ensino superior sem criar mecanismos eficazes para a sua prevenção, manter uma rede de instituições de ensino superior que desenvolvem a sua atividade de costas voltadas, manter uma oferta formativa desorganizada difícil de compreender por quem se candidata ao ensino superior.

 

Mude-se a governação ou mudemos os governantes!


Movimento Estudantil Nacional
Versão para impressão
PDF

Dia Nacional do Estudante

 

Dia Nacional do Estudante - Não te cales! Manifesta a tua opinião

Na próxima segunda-feira comemoramos o Dia Nacional do Estudante, em memória dos acontecimentos de 1962. Queremos com isso que nos ajudes a construir a mensagem deste dia carregado de simbolismo.

Convidamos-te então a escrever a tua mensagem do Dia Nacional do Estudante, sob o mote da importância da educação e do ensino superior, os seus problemas e possíveis soluções.

Como podes escrever a tua mensagem?

Há diversas formas de contribuíres:

  • A AAUTAD vai realizar ações de recolha das mensagens, utilizando para o efeito um flyer onde poderás colocar os teus dados e escrever a tua menagem;
  • Podes, a qualquer momento, até ao dia 22 de maio, enviar uma mensagem eletrónica para o endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , onde deves incluir nome, estabelecimento de ensino e a tua mensagem;
  • Podes preencher o inquérito online, disponível aqui.

 

Como podes utilizar a tua mensagem?

Nas vésperas do Dia Nacional do Estudante, receberás uma mensagem eletrónica com uma imagem da tua mensagem, que poderás publicar (no teu facebook, por exemplo);

O que vamos fazer com a tua mensagem?

Juntaremos a tua mensagem à dos outros colegas que contribuam para esta campanha, criando um livro que servirá como registo das mensagens deixadas pelos estudantes do ensino superior nesta comemoração do Dia Nacional do Estudante.

A AAUTAD apela ainda a que os estudantes venham trajados neste dia que é de todos NÓS! É nosso objectivo tirar uma foto com o maior número possível de pessoas trajadas, pelas 13:30h, no edifício novo ao lado do Pedrinhas. Esta servirá posteriormente para uma campanha interna contra o abandono do Ensino Superior.

Contamos com a ajuda de todos!