dating websites

AAUTAD anuncia primeiro orçamento participativo da sua história

Escrito por José Lisboa.

AAUTAD anuncia primeiro orçamento participativo da sua história

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro lançou o primeiro orçamento participativo da sua história, um plano que está integrado na estratégia global desta direção, que passa pela aposta no reforço da participação dos estudantes nos processos de decisão e gestão da Associação Académica. “Os projetos a concurso deverão ir de encontro ao plano de atividades da AAUTAD ou àquela que é a agenda da universidade, de modo a que se integre na transversalidade dos interesses da academia e dos estudantes”, explica André Coelho, presidente da direção da AAUTAD, que sublinha ainda que estes “deverão ter um prazo de concretização efetiva de uma semana”. Para o dirigente associativo, este convite à participação dos estudantes só pode ser positivo, na medida em que “traz uma maior diversidade conceptual ao plano de atividades, ao mesmo tempo que envolve os alunos num processo de tomada de decisão que os irá abranger diretamente”.

O concurso para este projeto de orçamento participativo, no valor de mil euros, estende-se até ao dia 2 de outubro. Ao longo do mês os projetos que se apresentem a concurso serão analisados previamente por uma comissão de análise independente, que fará uma pré-seleção dos mesmos. Posteriormente será realizada uma votação, cujos moldes ainda não estão definidos, para que os estudantes escolham o projeto com o qual mais se identificam.
O projeto vencedor será depois concretizado num espaço temporal curto, e sempre antes do final do primeiro semestre do ano letivo de 2015/16. André Coelho destaca as vantagens deste concurso para o currículo dos alunos que optem por participar, uma vez que se trata de “uma oportunidade flagrante para os estudantes mostrarem que são pró-ativos e demonstrarem, com a conceção de um projeto desta envergadura, que têm capacidades, potenciando eventualmente a sua própria entrada no mercado de trabalho, uma vez que mostram o seu valor não só à academia, mas também às empresas que estão sediadas na região”.